Todo exercício físico faz bem para a saúde do coração? Existe um que seja mais indicado?

Um dos melhores remédios para ter o coração saudável é a prática de atividades físicas. Independente do tipo de exercício que você vier a praticar, ele já estará contribuindo para a melhora da saúde do seu coração.

Mas isso não significa que qualquer exercício é apropriado para o coração. Existem uns que são mais puxados do que os outros e, com isso, a pessoa tem que saber como dosar, até mesmo para não causar nenhum problema.

Realmente os exercícios físicos faz com que o coração trabalhe de forma melhor, com mais eficiência, sem ter a necessidade de fazer tanto esforço. Com isso, o sangue fluirá melhor e as artérias estarão mais flexíveis e saudáveis.

Tudo isso contribui para que o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto, o colesterol alto, o derrame e a pressão alta diminua.

Todo exercício faz bem para o coração?

Podemos afirmar que sim. Todos os exercícios fazem bem para o coração. É claro que você não irá passar a sua vida inteira na academia ou ficar muito tempo realizando apenas uma atividade, isso só irá te causar danos físicos.

O que você precisa entender é que não é o exercício em si que faz bem para a saúde do coração, mas sim, a regularidade com que pratica essas atividades, já que os seus resultados não são imediatos, mas sim, a médio e a longo prazo.

Com isso, não há a necessidade de se matar na academia. Saiba que até mesmo as pequenas atividades físicas contribuem para reduzir o risco de doenças cardíacas. Segundo estudos realizados, a pessoa praticar cerca de 150 minutos de exercício por semana, isso equivale a duas horas e meia, já contribui para que o risco de doença cardíaca diminua para 14%. Essa porcentagem irá aumentar conforme a quantidade dos exercícios for sendo praticada.

Existe um exercício que seja mais indicado?

Não necessariamente. O grande lance dos exercícios, como vimos acima, é a sua regularidade. E, se pudermos citar um tipo de atividade física que é excelente para o coração é a corrida.

Se você não está acostumado a praticar alguma atividade física, certamente você não terá disposição para correr. Mas não será por esse motivo que você deixará de fazê-lo. Pelo contrário. Ele é um dos grandes exemplos de como a atividade física pode ajudar com a sua regularidade.

Para começar, você deverá iniciar com uma leve caminhada, afinal de contas, você está parado há muito tempo e isso pode te prejudicar. Mas se não for esse o seu caso, você pode iniciar a atividade com pequenos trotes.

A corrida é importante para o coração porque ela afasta o risco de doenças cardiovasculares, pois proporciona um condicionamento físico. Sendo uma atividade aeróbica, a corrida com longa duração e baixa intensidade condiciona o coração.

Quando você pratica a corrida, depois de algum tempo, o seu organismo começa a economizar energia para realizar algumas tarefas. Essa economia gerada pelo condicionamento físico que impede que o coração seja sobrecarregado, facilitando o controle da pressão, do colesterol e do peso.

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